sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Carências...muito cuidado ...

CARENTES, temos que tomar cuidado com o que nossa imaginação nos oferece! Quando estamos muito carentes é hora de parar para pensar, para não correr o risco de cair numa frustração ainda maior. Também não devemos achar que temos dependência em relação a alguém! Todos nós, em maior ou menor grau, temos necessidade de sermos reconhecidos, de encontrar alguém pra caminhar conosco em nossas vidas. Mas, esse alguém que desejamos e procuramos para caminhar conosco não pode ser mais importante que nós mesmos. Pode ser no máximo tão importante quanto cada um de nós. Todos são importantes. É importante também saber relativizar as coisas e, até as pessoas... As vezes transformamos o outro em alguém absoluto em nossas vidas. É preciso entender, contudo, que os principais responsáveis pela nossa felicidade devemos ser cada um de nós mesmos. Não é auto-suficiência, é saber que não podemos colocar no outro a responsabilidade por nos fazer felizes. Às vezes ficamos mais carentes, queremos alguém para que nos ofereça colo. Isso é natural. Nos momentos em que estivermos tristes, nos sentindo completamente "down" é importante conversar com alguém, desabafar, buscar outras opiniões, buscar um sentido maior para os fatos que nos acontecem. Ao procurar alguém pra conversar estaremos, no mínimo, deixando de sentir o enorme peso nos ombros, não estaremos mais sozinhos. Para os desencontros da vida sempre haverá uma solução, sempre haverá outra solução. É preciso dar tempo ao Tempo, é preciso deixar a natureza agir. Deus nos recomendou que amássemos o próximo como a nós mesmos! Deus não nos pediu para amarmos mais ao próximo... Devemos amar o próximo, mas para amar o outro, não precisamos deixar de nos amar...

AMOR NÃO É TEORIA, AMOR SE CONCRETIZA NO VERBO AMAR

Camões foi quem melhor definiu o amor. E nosso Vinicius soube também traduzi-lo em poesia!Mas o amor só existe quando se torna o verbo AMAR.O amor não é uma teoria...ou vc o vive ou ele não existe; ou vc ama ou não. Ou vc o pratica, ou ele é mero discurso. Amor...tem tantas faces: a atenção, o cuidado, o respeito, a dedicação, o respeito ao espaço e a individualidade do outro.....O amor....não tem mistérios, é simples...é vc ter a capacidade de sair de si e se fazer no outro, construindo com o outro, compatilhando com o outro....mas também amando-se! "Amai o outro como a ti mesmo", nem mais nem menos, tanto quanto. O que vc gostaria que fizessem a você, por você, seja também capaz de fazê-lo ao outro, pelo outro!Justiça! Permitir que haja injustiças e que estas ofendam a dignidade de um ser humano, de um Filho de Deus, é uma grande prova de desamor. A injustiça é um tipo de negação do amor. Seja uma pessoa justa. Não aceite injustiças, não aceite desigualdades que ofendam a dignidade de um homem.São tantas as faces.....mas a essência é amar!

DECEPÇÕES X EXPECTATIVAS

Muitas vezes deixamos nossa imaginação nos comandar, criar imagens de pessoas maravilhosas e de relacionamentos melhores ainda. Nem sempre Acontece isso. Infelizmente, NÃO. Muitas vezes porque são teorias de relacionamentos idealizados, parceiros sonhados. Impossível mesmo achar alguém que tenha todos predicados que gostaríamos que alguém tivesse e que aja da maneira que julgamos conveniente. Acho que por idealizarmos tanto essas situações de amor perfeito, que se basta, corremos o risco de nunca estar com alguém por inteiro. Estamos sempre esperando que o "perfeito" apareça! Então vc não se "satisfaz"com quem está do seu lado e nos mantemos cheios de muitas falsas expectativas.Claro, a pessoa ao seu lado é tão normal quanto você, ou seja, com defeitos, limitações, muitas coisas boas também, mas a gente tende a enxergar somente as desavenças e começa a olhar pro lado a procura de outra pessoa. Olhar pro lado é característica eminente da insatisfação.Resolvi escrever também o que quero de um relacionamento. Nada de anormal, priorizei os itens básicos de química, carinho, tesão, companheirismo, sintonia de humor, afeto... e aí me lembro de uma piadinha que li em algum lugar e penso que, claro que nem sempre todos nossos quereres se resumem numa pessoa só, mas então, cabe analisar e fazer algumas concessões, se a pessoa valer o investimento por alguma outra razão que esteja te completando naquele momento...rsss, por que não??? (mas pense no custo disso!, em todos sentidos)A essa altura da vida já estamos mais calejados, por isso o medo da palavra ‘comprometimento’ assuta alguns... tá, justificável, então vamos nos comprometer pelo menos com a gente mesmo. Vamos deixar de sonhar tanto, resolver o que se quer e a partir daí poder viver segundo Vinícius, o ‘eterno enquanto dure’.Ajustes de palavras também são permitidos: se ‘comprometimento’, ‘namoro’ , 'compromisso' assusta, a gente inventa outra coisa, ué!
“A aventura pode ser louca, mas o aventureiro deve ser lúcido".(CHESTERTON)